Pular para o conteúdo

6 opções de sabonete para foliculite

sabonete para foliculite

Sabonete para foliculite também pode ser eficiente em tratar as lesões desagradáveis e até dolorosas, de certos tipos da condição, local e grau de inflamação.

Essas lesões são consequência de uma infecção dos folículos pilosos, geralmente causada pela ação de bactérias, vírus ou fungos, podendo ser agravada por vários outros fatores diferentes, dependendo do local afetado.

Por isso, é fundamental tratar a condição adequadamente com medicamentos específicos, a fim de diminuir a ação desses microrganismos, controlar a inflamação e prevenir a sua reincidência.

Afinal, apesar de existir algumas opções de tratamentos tópicos e orais, o melhor ainda é prevenir a manifestação da doença. 

Os sabonetes para foliculite, por exemplo, são excelentes opções para manter o local acometido limpo para evitar a entrada de bactérias, diminuir a inflamação e aliviar os sintomas da coceira.

Leia abaixo as 5 melhores opções de sabonete para foliculite e como costumam agir contra a condição!

Como diagnosticar a foliculite?

A foliculite é definida por dermatologistas como uma doença de pele resultante da inflamação dos folículos pilosos (onde crescem os pêlos) presentes na superfície da pele.

Essa inflamação provoca o desenvolvimento de pequenas “bolhas” avermelhadas muito semelhantes a espinhas causadas pela acne, podendo conter pus (pústulas) ou não.

A foliculite pode acometer qualquer homens e mulheres, e manifestar-se em várias regiões diferentes do corpo, desde que cobertas por pelos.

No entanto, costuma ser mais comum na região do rosto (barba e pescoço), nádegas e virilha, pernas e braços, e até mesmo no couro cabeludo e nuca, apesar de ser mais raro.

Ela também pode ser superficial ou profunda, podendo se agravar e provocar a formação de furúnculos, deixar manchas na pele ou até cicatrizes pós inflamatórias, dependendo do grau de profundidade das lesões.

Casos superficiais costumam desaparecer em alguns dias, causando apenas coceira, dor leve e irritação na pele na região ao redor das lesões.

Porém, quando recorrente e profunda, pode alastrar para outras áreas do corpo, levando ao aumento de dor e febre.

Neste caso, procure logo um dermatologista para que ele possa fazer uma melhor avaliação no seu diagnóstico e indicar o tratamento mais eficiente para o seu caso, como por exemplo, um sabonete para foliculite de ação rápida, combinado a outro medicamento para sanar o problema e controlar os sintomas mais rapidamente.

Causas da foliculite (fungos e bactérias)

De uma maneira geral, a foliculite é causada por uma infecção bacteriana, principalmente pela bactéria do tipo Staphylococcus aureus (estafilococo) ou Pseudomonas aeruginosa.

Porém, outras espécies de bactérias, além de vírus e fungos também podem causar a inflamação nos folículos.

Outros fatores também podem contribuir para o seu agravamento, como usar lâminas de barbear de forma indevida, roupas muito justas ou feitas de tecidos que impedem a respiração da pele ou dissipação de umidade e calor.

Sem falar que, algumas escoriações constantes na pele, feridas ou cicatrizes cirúrgicas, picadas de insetos, acne e dermatite também podem agravar o quadro, principalmente se a pessoa tiver a pele sensível ou for alérgica.

Fazer uso tópico e contínuo de cremes esteróides e de antibióticos também podem prejudicar a estrutura dos folículos pilosos, desencadeando a manifestação da condição.

Tratamento com sabonete para foliculite

Normalmente, a foliculite costuma ser superficial e desaparecer sozinha, após alguns dias ou poucas semanas depois de sua manifestação. 

Em outros casos, ela pode ser mais profunda e recorrente, necessitando ser tratada através da combinação de alguns medicamentos diferentes, de aplicação tópica ou oral.

De qualquer forma, o dermatologista vai poder avaliar melhor o caso, identificar a causa correta (patógeno causador) para indicar o tratamento mais eficiente para o problema.  

Casos mais simples podem ser tratados com sabonete para foliculite, neste caso, os antissépticos são as melhores opções. 

Já os casos mais graves podem combinar o sabonete com medicamentos que contenham antibióticos, corticóides e anti-inflamatórios, para combater a infecção. 

Há também a opção de utilizar alguns tipos de ácidos para esfoliar e ajudar no clareamento das manchas deixadas pela inflamação, como os ácidos lático, mandélico e glicólico, dependendo da região acometida.

Veja abaixo algumas opções de sabonete para foliculite:

 

1 – Sabonete para foliculite antibacteriano

O sabonete para foliculite antibacteriano possui formulações bactericidas, capazes de matar vírus e bactérias, por conta da sua ação mais específica.

Ele também pode ser antisséptico, desde que tenha propriedades específicas para eliminar microrganismos presentes na superfície da pele.

Esse tipo de sabonete para foliculite costuma ser indicado para pessoas que costumam ficar mais em contato com esses patógenos, além de ser um bom aliado no tratamento de feridas e machucados. 

Por isso, muitos dermatologistas costumam prescrever o sabonete antibacteriano ou bactericida para controlar infecções e irritações na pele, como a foliculite, aliado a outros medicamentos.

Veja um exemplo de sabonete para foliculite de ação antibacteriana:

 

2 – Sabonete para foliculite de enxofre

O sabonete para foliculite de enxofre é muito popular, por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele além da foliculite, por conta da sua ação antibacteriana e anti-inflamatória.

Ele é feito a partir do enxofre, um mineral conhecido pelas suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.

Além disso, é capaz de remover as camadas de células mortas presentes na superfície da pele, combatendo a oleosidade e desobstruindo os poros, evitando espinhas e o encravamento de pelos. 

Outro benefício é contribuir para o aumento da produção de colágeno e queratina.

No entanto, não existem estudos ou comprovação científica de que o produto seja eficaz nos casos de foliculite, apenas relatos de melhora da condição.

Sem falar que o enxofre costuma ressecar bastante a pele, o que pode agravar a condição em alguns casos.

 

3 – Sabonete para foliculite antisséptico

O sabonete antisséptico para foliculite apenas é capaz de remover a sujeira e possíveis micróbios presentes na superfície da pele. 

Se você sofre de foliculite, o ideal é incluir um sabonete para foliculite antisséptico na sua rotina de higiene, a fim de ajudar a diminuir a inflamação e prevenir o seu aparecimento.

No entanto, ele usado sozinho talvez não seja capaz de curar o problema, você terá que combiná-lo a outro medicamento.

 

4 – Sabonete para foliculite emoliente

Um sabonete para foliculite com ação emoliente geralmente pode ajudar no tratamento da condição por conta da sua ação hidratante, que mantém a pele hidratada evitando seu ressecamento e agravamento dos sintomas.

No entanto, esse tipo de sabonete não é eficiente para curar a foliculite, apenas ajuda no seu tratamento com o alívio dos sintomas. Ele deve ser aliado a produtos antibacterianos e antissépticos.

 

5 – Sabonete para foliculite de glicerina

O sabonete para foliculite de glicerina pode ajudar no tratamento da condição por conta das propriedades hidratantes, lubrificantes e até mesmo rejuvenescedoras, que preservam a elasticidade da pele.

 

6 – Sabonete para foliculite de açafrão

Um dos maiores benefícios do sabonete para foliculite de açafrão é a hidratação da pele, por conta dos ingredientes necessários para a sua produção, como a glicerina, um poderoso emoliente.

Além dela, este tipo de sabonete costuma conter também substâncias queratolíticas, capazes de esfoliar e dissolver as camadas mais externas da pele, onde ficam depositadas as células mortas regularmente e desobstruir os poros, para melhorar a absorção de demais princípios ativos.

Outra substância presente no sabonete de açafrão tem ação antioxidante, como os carotenóides, que protegem as células sadias e promovem a renovação.

O açafrão ajuda a melhorar a resposta anti-inflamatória natural de nosso corpo, graças à curcumina presente na erva, por isso pode ser um grande aliado no combate à foliculite e outras doenças inflamatórias da pele.

Além disso, ele possui ação cicatrizante que auxilia na velocidade e na qualidade da cicatrização.

 

Sabonete para foliculite nas nádegas e virilha

A foliculite na virilha costuma ser frequente entre mulheres que se depilam com frequência com cera quente ou lâmina de barbear. Mas também pode acometer pessoas que frequentam piscinas ou banheiras de hidromassagem, com pH desregulados. 

Esses ambientes, assim como as lâminas de barbear usadas de forma indevida, são  mais propícios à proliferação de fungos e bactérias, que se instalam na pele úmida, favorecendo a inflamação dos pelos da região.

Por isso, o tratamento da foliculite nessa região pode ser feito com sabonete para foliculite que contenha substâncias de ação antibiótica, corticóide e/ou antifúngica na composição, capazes de combater a proliferação desses microorganismos.

Como na foliculite na virilha, a foliculite nas nádegas costuma se manifestar entre as pessoas que frequentam piscinas, spas, saunas e banheiras de hidromassagem. 

O tratamento pode ser o mesmo, mantendo a região sempre seca e com uso de sabonete para foliculite feito à base de antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos.

Recomenda-se também o uso de sabonetes antissépticos na área atingida e de ação anti-inflamatória para conter a inflamação.

É o caso da foliculite bacteriana (estafilocócicas e pseudomonas) e pseudofoliculite.

 

Sabonete para foliculite capilar

A foliculite no couro cabeludo é um tipo mais raro, que se manifesta pela proliferação de fungos ou bactérias no couro cabeludo. 

Portanto, o tratamento da foliculite capilar depende do seu tipo, infeccioso ou inflamatório, bem como da extensão das lesões, isto é, se superficial ou profunda.

Diagnosticando o agente causador, fica mais fácil prescrever o melhor tratamento e produto específico.

No caso de uma foliculite capilar superficial causada por bactérias, o tratamento pode ser feito com antibióticos e anti-inflamatórios tópicos, como o sabonete para foliculite Já os casos mais graves pode-se aliar o sabonete com um antibiótico oral.

Já uma foliculite capilar causada por fungos e vírus o ideal é utilizar os medicamentos orais. 

E a foliculite capilar inflamatória é um pouco mais complexa de se tratar, visto que suas causas são desconhecidas.

No entanto, existem inúmeras possibilidades terapêuticas, como o tratamento com pomadas e sabonetes corticoides, antibióticos tópico ou oral, medicamentos como isotretinoína oral, infiltração com corticoide, cirurgia para retirada de quelóides (em casos específicos) ou uma combinação de todas essas modalidades.

 

Opção melhor que sabonete para foliculite

O sabonete é sim um bom tratamento para foliculite, mas ele deve ser utilizado como complemento a um outro tratamento principal.

Como o sabonete irá agir sobre a pele em um curto período de tempo, na maioria dos casos ele não é suficiente para se obter o resultado desejado.

Com isso, indicamos como tratamento principal uma pomada ou loção para foliculite. O produto que tem ganhado destaque no cenário nacional é o Tend Skin. Trata-se de uma loção americana que já possui mais de 40 anos de mercado, mas que chegou ao Brasil recentemente. Ela tem sido amplamente prescrita pelos dermatologistas devido ao seu alto poder de eficácia e por apresentar resultados já na primeira semana de uso.

Mais
artigos

Inscreva-se na nossa newletter e para acompanhar todo o conteúdo sobre as

Doenças da Pele!