Pular para o conteúdo

4 opções de remédio para foliculite

remédio para foliculite

Quem sofre com a condição sabe o quanto é fundamental escolher o melhor remédio para foliculite para que bons resultados sejam atingidos no controle dos seus sintomas e desenvolvimento.

Por conta da variedade de tipos de foliculite que se manifestam em diferentes partes do corpo, existem também remédios que variam na eficácia, a depender do local e grau de acometimento.

Portanto, o melhor remédio para foliculite será sempre aquele mais específico a cada caso, bem como uma combinação de soluções terapêuticas que agem em conjunto para maior rapidez e controle da condição, assim como suas recorrências.

Apesar da foliculite ser uma condição de pele muito comum tanto em homens quanto entre mulheres, ela costuma causar muitos incômodos.

Por isso, é importante que saibamos o melhor tratamento para foliculite de acordo com cada caso específico.

Pensando nisso, selecionamos 4 opções de remédio para foliculite que podem facilitar a sua vida, acabando com o seu sofrimento.

Confira abaixo!

Entenda de uma vez, o que é foliculite!

Para que você saiba como tratar devidamente a foliculite, é fundamental que você entenda o que é a doença e quais as suas principais causas.

De acordo com dermatologistas membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a foliculite é uma inflamação aguda ou crônica localizada nos folículos pilosos (base de onde os pelos nascem e crescem).

Portanto, a foliculite pode se manifestar em qualquer lugar do corpo coberto por pelos, porém costuma ser mais comum no rosto (região da barba e pescoço), costas, axilas, pernas, nádegas e virilha, sendo mais rara no couro cabeludo e região da nuca. 

A infecção pode acometer homens e mulheres, de qualquer idade, sendo que os homens são afetados com mais frequência, por conta do barbear regular, principalmente homens negros, acima do peso ou com baixa imunidade.

No caso das mulheres, a foliculite é mais frequente em quem costuma se depilar, com cera quente ou fria, ou usar a lâmina de barbear de forma inadequada.

Pessoas de pele sensível, condições alérgicas ou que possuem pelos mais grosso com tendência ao encravamento também são mais suscetíveis ao desenvolvimento da foliculite.

A foliculite não é considerada uma condição de saúde grave, mas provoca incomodidade não somente pela aparência, mas também por conta da inflamação que leva a certa sensibilidade no local afetado, podendo causar coceira, ardor e/ou dor no local e ao redor das lesões. 

Principais causas da foliculite (fungos e bactérias)

Geralmente, essa inflamação é causada por uma infecção provocada por bactérias, fungos e/ou vírus, dentre outros fatores agravantes.

No caso da infecção por bactérias, uma das bactérias mais comuns é a Staphilococcus aureus, que costuma atingir a pele de forma superficial.

Além disso, a foliculite pode ser provocada por uma agressão ou atrito na região que gera a inflamação no folículo. Pode também ser causada pela depilação com lâmina na direção contrária do crescimento do pelo, que acaba destruindo o folículo e irritando o local.

Escoriações, cortes e cicatrizes mal curadas também podem facilitar a entrada e contaminação por microrganismos provocando ou agravando o seu desenvolvimento.

A foliculite se manifesta na pele através de pápulas (pequena elevação em forma de bolhas avermelhadas) e pústulas (lesões com pus), que podem ou não infeccionar pela ação de bactérias ou fungos, causar lesões mais profundas, deixar marcas, manchas e até cicatrizes (em casos mais profundos).

Qual o melhor tratamento para foliculite?

Por conta da variação de tipos e locais acometidos pela foliculite, o melhor tratamento vai depender justamente da sua causa (agente causador), tipo, local e gravidade das lesões. 

O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista, como o dermatologista, que através do exame clínico das áreas inflamadas e avaliação de histórico do paciente, consegue indicar o melhor tratamento.

Em casos mais graves de foliculite profunda, o médico pode exigir a colheita de amostras de pele nas lesões para serem avaliadas no laboratório. 

Já a foliculite superficial, costuma ser tratada de forma mais simples, com compressas no local afetado e higienização com sabonete para foliculite antisséptico. 

Dependendo do resultado, ele indica a melhor opção de tratamento com base no seu caso específico, bem como o remédio para foliculite que julgar mais eficiente, seja uma pomadas para foliculite, sabonetes para foliculite, shampoo, loção ou até comprimidos e injeções, todos à base de substâncias corticóides, anti inflamatórias ou antibióticos.

Veja abaixo algumas opções de remédio para foliculite:

Remédio para foliculite em sabonete

A maioria dos casos de foliculite superficial costuma ter um tratamento simples, pois as lesões desaparecem sozinhas, em alguns dias ou em poucas semanas de tratamento.

Por isso, o médico costuma indicar remédio para foliculite em forma de sabonetes e loções hidratantes ou uma combinação de ambos, junto a sessões de compressas mornas para aliviar os sintomas. 

No entanto, casos mais graves e recorrentes exigem um tratamento mais específico para acabar com o patógeno causador.

Nestes casos, os sabonetes para foliculite, geralmente antissépticos e bactericidas, são indicados para serem usados em conjunto com medicamentos à base de antibióticos, corticóides e anti-inflamatórios, com o objetivo de combater a infecção bacteriana. 

Quando utilizado sozinho, o sabonete para foliculite antisséptico é capaz apenas de remover a sujeira e microrganismos presentes na pele, sendo eficiente para os casos de foliculite superficial.

Remédio para foliculite em pomada

Dependendo do tipo de foliculite, o tratamento também pode ser feito através de medicamentos tópicos, como a pomada para foliculite ou loções formuladas com esteróides, antibióticos, corticóides e/ou antifúngicos em sua composição.

Mas tudo vai depender do grau das lesões, região acometida e agente causador da condição.

Há quem indique a pomada Nebacetin ou a pomada Trok-N, que contém cetoconazol na sua composição, ambas com ações antiinflamatória, antibacteriana e antimicótica, embora não sejam específicas para foliculite.

A pomada Minâncora, também muito popular, é mais recomendada para secar as espinhas, frieiras, assaduras, pequenas queimaduras e escaras.

Ela também é eficiente para tratar picadas de insetos, urticária e pequenos ferimentos na pele como cortes ao se barbear, mas não é necessariamente uma pomada para foliculite.

 

Remédio para foliculite na cabeça em shampoo

Quando a foliculite na cabeça é causada por bactérias ou fungos, o médico costuma recomendar o uso de sabonetes aliados a shampoos anti fúngicos, normalmente compostos por Cetoconazol.

Este tipo de tratamento também costuma ser indicado para tratar a foliculite na barba, além do couro cabeludo e nuca.

Remédio para foliculite em comprimido (oral)

O tratamento oral, com comprimidos, não é o mais indicado por dermatos, mas costumam ser necessários nos casos mais graves de foliculite profunda e recorrente, que não não respondem apenas ao tratamento tópico com pomadas, loções e sabonetes.

Esse remédios para foliculite orais são formulados à base de antibióticos, corticóides e anti-inflamatórios e costumam ser prescritos para serem utilizados em conjunto com outros remédios de aplicação tópica, no intuito de tratar a inflamação, aliviar os sintomas e combater os patógenos causadores da condição mais rapidamente.

Melhor remédio para foliculite

Como dito anteriormente, o melhor remédio para foliculite vai depender especificamente do agente causador, local e nível de acometimento das lesões.

Cada tipo de foliculite vai exigir um tratamento específico para a sua eficácia, sendo que uma combinação de diferentes abordagens podem ser utilizadas para se obter um resultado mais rápido e eficaz. 

Em todo caso, o remédio para foliculite para ter efeito adequado deve conter substâncias de ação antibiótica, corticóide, anti-inflamatória e antifúngica, dependendo do patógeno causador, além disso, substâncias emolientes e calmantes também podem ajudar no alívio dos sintomas e diminuir a inflamação.

Agora se você não conhece o agente causador da foliculite, o mais indicado é o Tend Skin. Esta loção americana possui eficácia para todos os tipos de foliculite e em qualquer região do corpo, comprovados pela Anvisa e pela FDA.

É uma marca que possui mais de 40 anos de mercado e é vendida em mais de 20 países. Por ter chegado recentemente ao Brasil, ainda é um pouco difícil encontra-la em farmácias físicas, mas é facilmente encontrada na internet e pode ser adquirida com segurança diretamente no site do importador: Tend Skin Brasil.

 

Mais
artigos

Inscreva-se na nossa newletter e para acompanhar todo o conteúdo sobre as

Doenças da Pele!